Estudo de Umbanda: Ibejada


09.10.2018 - Estudo de Umbanda: Ibejada

A mensagem de Jesus para a humanidade é uma mensagem de luz, de alegria, de bom ânimo! Falamos de Cristo com um grande sorriso no rosto, pois ele é vida! Vida nova, julgo suave, nunca  estar só! A pureza de seu coração, a bondade em seus olhos, o aconchego de seu colo! É tão bom poder contar com o seu amor por nós, nosso irmão mais velho, que nos guia no caminho de volta ao Criador. Sempre com a palavra certa, reconfortando nossos corações.

O grande Mestre, em sua passagem pela Terra, nos falou das crianças, e foi complementado pelo Evangelho Segundo o Espiritismo:

Apresentaram-lhe então algumas crianças, a fim de que Ele as tocasse, e, como seus discípulos afastassem com palavras ásperas os que lhas apresentavam, Jesus, vendo isso, zangou-se e lhes disse: “Deixai que venham a mim as criancinhas e não as impeçais, porquanto o Reino dos Céus é para os que se lhes assemelham. Digo-vos, em verdade, que aquele que não receber o Reino de Deus como uma criança, nele não entrará.” — E, depois de as abraçar, abençoou-as, impondo-lhes as mãos. (Mc 10, 13-16)
Bem-aventurados os que têm puro o coração, porquanto verão a Deus. (Mt 5, 8)
A pureza do coração é inseparável da simplicidade e da humildade. Exclui toda ideia de egoísmo e de orgulho. Por isso é que Jesus toma a infância como emblema dessa pureza, do mesmo modo que a tomou como o da humildade. (...) O Espírito, pois, enverga temporariamente a túnica da inocência e, assim, Jesus está com a verdade, quando, sem embargo da anterioridade da alma, toma a criança por símbolo da pureza e da simplicidade. (KARDEC, 2013, p. 123-125)

Em nossa Umbanda com Jesus, recebemos com grande honra e alegria as entidades chamadas Ibejadas: espíritos milenares, de grande evolução, que se apresentam como crianças, nos fazendo lembrar da mensagem de Jesus sobre os que se assemelham às crianças, e sua entrada no Reino de Deus. Trazem pureza, bondade, simplicidade e amor para os terreiros, sempre em festa, com suas brincadeiras que curam e transformam as almas dos médiuns e consulentes.

Alguns gostam de doces e guaraná, outros gostam de frutas e legumes, e há também os de gostos bem peculiares. Eles vêm das matas, das cachoeiras, das praias, das pedreiras, dos jardins. Usam bonecas, carrinhos, folhas de árvores, cocos, chupetas, e outros elementos para trabalhar brincando, abençoando todo aquele que os procura. Sua alegria contagia e envolve, nos lembrando de como é bom ser criança!

Conhecidos como Crianças, Ibejis, Ibejada, Dois-Dois, Erês, Cosminhos e outros tantos nomes, representam na Umbanda a alegria mais genuína, a da criança (e, consequentemente, da criança interior de cada um). (...) O calendário especial de comemorações das Crianças é extenso: inicia-se em 27 de setembro (São Cosme e São Damião) e vai até 25 de outubro (São Crispim e São Crispiniano). (BARBOSA JUNIOR, 2011, p. 65 e 66)

Possui energia de altíssima vibração e frequência, que possibilita a cura e a transmutação energética. Desmancham formas-pensamento e elos mentais inferiores. Aconselham com sinceridade, em linguajar de criança, nos falando diretamente ao coração.

Uma de suas manifestações mais fortes de humildade é quando eles pedem a benção aos adultos presentes no terreiro de Umbanda. Eles, espíritos de altíssima evolução, pedindo a benção para nós, imperfeitos e falhos que somos. Requerem nosso cuidado e atenção, fazendo surgir em nós um sentimento de proteção e carinho, desenvolvendo em nós uma fagulha de amor.

Jaqueline C. Mafra

Ficha da Entidade

Saudação: Oni Ibejada!
Cor: Rosa, azul, branco, colorido.
Ervas: Jasmim, alecrim, verbera, rosa branca, erva-doce.
Flores: margaridas, rosa mariquinha, flores do campo.


Referências Bibliográficas:

BARBOSA JUNIOR, Ademir. Curso essencial de Umbanda. 1. ed. São Paulo: Universo dos Livros, 2011.

KARDEC, ALLAN. O Evangelho segundo o Espiritismo. Trad. de Guillon Ribeiro da 3. ed. francesa rev., corrig. e modif. pelo autor em 1866. 131. ed. Brasília: FEB, 2013.



Um comentário: