Estudo Espírita: Iniciação Mediúnica na Umbanda


16.07.2019 - Estudo Espírita: Iniciação Mediúnica na Umbanda

Mediunidade é um processo onde espíritos de luz, chamados de guias, utilizam de pessoas encarnadas (médiuns) como interlocutores para cumprir uma missão de caridade na terra.

“Médium é toda pessoa que sente, num grau qualquer, a influência dos espíritos .... É de notar-se, além disso, que essa faculdade não se revela da mesma maneira em todos os sensitivos. Geralmente, os médiuns têm uma aptidão especial para os fenômenos desta ou daquela ordem, de modo que há tantas variedades quantas são as espécies de manifestações.” (O Livro dos Médiuns, Cap. XIV)

Sintomas de Mediunidade

Sintoma clássico: suor excessivo nas mãos e axilas, principalmente nas mãos. As mãos ficam molhadas, quase geladas. Os pés também podem ficar gelados; as maçãs do rosto muito vermelhas e quentes; as orelhas ardem.

Depressão psíquica: a pessoa fica totalmente instável, passando de uma grande alegria para uma profunda tristeza sem motivo aparente. Fica melancólica e sente uma profunda solidão. É como se o mundo todo estivesse voltado contra ela. É facilmente irritável e, nessa fase, ela vai ferir com palavras e gestos aqueles que mais gosta.

Alterações no sono: sono profundo ou insônia. A insônia é provocada pela aceleração no cérebro devida à vibração. Os pensamentos voam de um assunto para outro, incontroláveis, e a pessoa não consegue dormir. O sono profundo é devido à perda de ectoplasma, de força vital. Há um enfraquecimento geral do organismo e as vibrações da pessoa são reduzidas.

Perda de equilíbrio e sensação de desmaio: a perda de equilíbrio é uma sensação muito rápida. A pessoa pensa que vai cair e tenta se segurar em alguma coisa, mas a sensação termina antes que ela consiga fazer qualquer gesto. É extremamente desagradável. A sensação de desmaio normalmente ocorre quando a vibração abandona a pessoa bruscamente. Ela fica muito pálida e tem que sentar para não cair. Às vezes ocorre sensação de vômito ou de diarreia. Um copo de água com bastante açúcar e respiração pela narina direita normalmente bastam para contornar essa situação.

Taquicardia: comum em algumas pessoas. Há uma súbita alteração no ritmo dos batimentos cardíacos, fruto do aceleramento provocado pela vibração atuando.

Medos e fobias: a pessoa fica com medo de sair sozinha, de se alimentar, de tomar remédios, pois acha que tudo lhe fará mal. Às vezes tem medo de dormir sozinha ou com a luz apagada. É muito comum, também, uma total insegurança em tudo o que vai fazer.

Tipos de Mediunidade

Efeito Físico: refere-se a uma vasta categoria de fenômenos, cuja base esta na doação de ectoplasma pelo médium de efeito físico, o qual é manipulado por espíritos para produção de diferentes manifestações, como deslocamento de objetos, emissão de ruídos e materialização de espíritos.

Cura: são médiuns capazes de curar ou aliviar um doente, seja pela imposição das mãos , seja pela prece. Vidente – são médiuns que veem os espíritos em estado de vigília. Segundo Kardec:

 "O médium vidente julga ver com os olhos, como os que são dotados de dupla vista; mas na realidade, é a alma quem vê, razão pela qual eles tanto veem com os olhos fechados, como com os olhos abertos” (O Livro dos Médiuns, cap. XIV, item 167).

Clarividência: É o tipo de mediunidade que permite ver fatos que ocorreram no passado e que ocorrerão no futuro. Os clarividentes podem ver os corpos astral e mental de outras pessoas, e tomar conhecimento da vida em outros planos espirituais. É um tipo de mediunidade difícil de ser encontrada.

Intuição: É um tipo de mediunidade onde o médium recebe em seu pensamento, sob a forma de uma sugestão, mensagens provindas de um espírito. A intuição nem sempre deve ser seguida, a não ser que o médium consiga identificar a entidade que o está intuindo. Essa identificação, ele aprenderá a fazer no seu desenvolvimento pois cada entidade produz uma sintonia diferente no organismo.

Audição: O médium ouve uma voz clara e nítida nos seus ouvidos e dessa forma recebe as mensagens. Na audição, devemos ter o mesmo cuidado que temos na intuição, no que diz respeito à identificação de quem está dando a mensagem.

Transporte: É a mediunidade onde os espíritos se valem para realizar o deslocamento de um objeto de um lugar para o outro, ou seja, um espirito consegue trazer objeto que está em um lugar distante para lugar próximo ou junto do médium.

Psicografia: Tipo de mediunidade muito comum, podendo ser intuitiva, semimecânica ou mecânica. É a capacidade de receber comunicações pela escrita. Na psicografia intuitiva, o médium recebe as mensagens na mente e as passas para o papel. É pura intuição. Na psicografia semimecânica, o médium, à medida que vai escrevendo, vai também tomando conhecimento do que escreve. O espírito atua, simultaneamente, na mente e na mão do médium. Na psicografia mecânica, o espírito atua somente na mão do médium, que escreve sem tomar conhecimento da mensagem recebida. Quando, ao invés de escrever, o espírito utiliza a mão do médium para pintar, esse tipo de mediunidade é chamado de Psicopictografia.

Xenoglossia: É o ato de falar ou escrever em outras línguas desconhecidas do médium.

Clariolfativo: É o médium que tem a faculdade de sentir a aproximação das entidades através do olfato.

Incorporação: nos trabalhos de Umbanda, o tipo de mediunidade mais utilizado é o da incorporação. Embora alguns autores considerem que o termo incorporação nada mais séria do que a psicofonia, há algumas peculiaridades no processo de ligação ente a entidade espiritual e o médium, a qual nos autorizaria delimitar algumas diferenças entre estes dois conceitos, em termos práticos e que exigem uma explicação um pouco mais aprofundada. Na psicofonia o espirito comunicante agirá diretamente sobre as cordas vocais mecânicas do médium (processo menos comum), ou através da mente do sensitivo, imprimindo ideias e conceitos em seu cérebro, as quais serão retransmitidas pela fala. Já na “incorporação”, todo o corpo do médium sofre a ação direta do espirito, uma vez que a expressão corporal na Umbanda é bastante utilizada em diferentes tipos de trabalho ou rituais: danças, cantorias de pontos, desobsessão, etc. Isso certamente exige um envolvimento mais intenso tanto por parte da entidade quanto do médium. É preciso que a entidade impressione de maneira mais intensa os centros energéticos do sensitivo para que se reproduzam os movimentos típicos e peculiares a cada entidade.

Formas de Mediunidade

Mediunidade Consciente: É quando o médium sobre influência dos espíritos não perde sua consciência. O médium consciente que não foi instruído e preparado passa por dilemas e por vezes dúvidas se é ou não um manifesto da entidade. Essa dúvida ocorre porque mesmo o médium “tomado” pela entidade, sente, ouve e vê e dominam quase todas ou quase todas as reações físicas. Não sabe no entanto, que a mediunidade de incorporação consciente nada tem a ver com a parte sensorial ou motora e sim com a parte mental intuitiva. Uma vez desconhece a interferência direta exterior de uma força inteligente, que age sobre a sua aura, transferindo vitalidade para a aura da pessoa “carregada” , acredita, que é a sua própria vontade.

Mediunidade Semi-Consciente: É o médium cuja inconsciência não é total, porém é dominado em suas partes sensoriais e motoras, ou seja, a entidade incorporante consegue dominar seu corpo físico assim como envolver ou frenar todo o seu sistema nervoso ou neuro-sensorial e faz uma espécie de ligação com o psiquismo. Assim como que em passividade, deixando que a comunicação da entidade incorporante se processe firmemente (na maioria das vezes, não consegue interferir), sente que seus órgãos, naquela ocasião ou transe, não são mais seus.

Mediunidade Inconsciente: É a mediunidade sem consciência ou com desconhecimento do alcance moral do que praticou. Parte de nossa vida psíquica da qual não temos consciência. Após a incorporação o médium “dorme”, acordando após a desincorporação sem noção de tempo e do que passou com ele. Esse tipo de mediunidade ocorre em cerca de 5% dos casos nos dias atuais.

Simone Carvalho


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